A área de marketing é bastante dinâmica e altamente influenciada por fatores econômicos, sociais e tecnológicos.
Por isso, o profissional que deseja atuar na área precisa desenvolver um perfil bastante plural e ser capaz de se adaptar a mudanças. Saiba mais!
Se você está se perguntando quais são as áreas do marketing, saiba que esse é um departamento que está em constante transformação, mas que também abriga muitas possibilidades para quem é curioso, criativo e sabe trabalhar em equipe.

Além disso, com a transformação digital vivenciada nos últimos anos, o marketing digital abriu uma série de novos cargos na área, dando a oportunidade para novos talentos ingressarem no mercado. Atualmente, o marketing tem as novas tecnologias da comunicação incorporada no seu dia a dia, tornando o estudo e o trabalho dos profissionais bastante dinâmicos.

Ficou curioso e quer saber quais são as 9 áreas do marketing e como trabalhar nelas? Então, este artigo é para você! Nele, abordaremos:

  • O que é marketing?
  • Como está o mercado de marketing?
  • Quais são as áreas do Marketing?
  • Como trabalhar nessas áreas?
  • Qual é a importância da especialização?

Conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

Uma forma de se aproximar do seu consumidor para entender melhor seu perfil é analisando seus problemas, dúvidas e anseios. Dessa forma, você poderá abordá-lo exatamente no cerne da questão, mostrando como seus produtos ou serviços são a melhor opção para a sua necessidade.

Nesse sentido, através de uma análise da segmentação de mercado pela qual a sua empresa está voltada, você poderá definir o seu público-alvo e o seu planejamento estratégico de maneira muito mais assertiva.

Nesse contexto, a construção de uma Buyer Persona é fundamental para conhecer a fundo o público-alvo da sua empresa. Não sabe por onde começar?

Continue a leitura que mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Persona vs Público-alvo

A definição de público-alvo de uma empresa pode acontecer a partir da análise de grupo de pessoas com características em comum, que podem ser idade, gênero, profissão, entre outros fatores mais gerais. A persona, por sua vez, é a representação do cliente ideal da sua empresa, construída de forma humanizada e personalizada para o seu negócio.

Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos, educando-o até que ele esteja pronto para adquirir os seus produtos.

Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados.

Por que definir um público-alvo?

Definir o público-alvo é fundamental para mapear e direcionar as melhores estratégias, campanhas e ações de marketing. Com isso, você atinge a pessoa certa, na hora certa, impactando o público que realmente fará a diferença para o seu negócio.

Vamos a um exemplo prático: Imagine que uma empresa de produtos e serviços personalizados para pets irá lançar uma campanha de divulgação de um novo serviço estético. Qualquer pessoa que tenha um animal de estimação é público da marca, certo? Errado!

É só pensar na própria relação humano-animal: apesar da tendência de enxergar os pets como filhos estar crescendo, não é todo dono de pet que consegue se relacionar desta maneira, certo? Logo, será que faz sentido impactar todo dono com o anúncio da marca?

Só com essa informação é possível observar que não dá para colocar todos os donos de pets em um mesmo bolo para ofertar o serviço. Mas, podemos ir ainda mais longe e buscar responder essas questões:

  • Que tipos de produtos/serviços os donos compram e com qual frequência?
  • O quanto eles gastam com seus pets por mês ou ano?
  • Em que loja ou e-commerce estão acostumados a comprar?
  • Quanto eles estariam dispostos a pagar pelo serviço que quero ofertar?
  • O que eles esperam de um novo serviço para os seus pets?
  • Que fatores influenciam positivamente e negativamente na decisão de compra?

Essas perguntas servem para filtrar e encontrar o perfil do público-alvo correto para a sua empresa.

É por isso que grandes marcas fazem uma boa pesquisa de mercado, assim, além de checarem a aceitação de determinado grupo sobre o lançamento de produtos e serviços, a pesquisa ajuda a detalhar melhor os aspectos do público-alvo – mas fique tranquilo, neste artigo ensinamos como você pode definir seu público-alvo.

Vantagens de definir o público-alvo

Definir o público-alvo é crucial para o crescimento do seu negócio. Apesar de não ser uma tarefa simples e envolver bastante pesquisa e um entendimento aprofundado do público, vale a pena investir nisso.

Nós já demos alguns spoilers dos benefícios em mapear seu público, mas para não restar dúvidas, confira algumas outras vantagens:

Qual é a importância da especialização?

Para se manter atualizado e competitivo no mercado de marketing, contar com uma especialização é fundamental. Isso porque as empresas dão preferência para a contratação de profissionais mais preparados para realizar suas funções. Logo, ao se especializar, você conquista importantes diferenciais competitivos frente à concorrência. Além disso, as empresas entendem que você é mais qualificado e, com isso, não terão custos adicionais com treinamentos.

Nesse sentido, além de uma pós-graduação na área de marketing, também é importante estar atento aos eventos do setor, que sempre trazem novas tendências e fomentam o networking, muito importante quando o assunto é marketing. Aposte também em cursos de curta duração para atualizar o seu conhecimento.

Como vimos ao longo desta leitura, as áreas do marketing atuam de forma integrada, com o objetivo de criar um nome forte no mercado. Além disso, também representam oportunidades para os profissionais que desejam atuar na área.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

top