A área de marketing é bastante dinâmica e altamente influenciada por fatores econômicos, sociais e tecnológicos.
Além disso, com a transformação digital vivenciada nos últimos anos, o marketing digital abriu uma série de novos cargos na área, dando a oportunidade para novos talentos ingressarem no mercado. Atualmente, o marketing tem as novas tecnologias da comunicação incorporada no seu dia a dia, tornando o estudo e o trabalho dos profissionais bastante dinâmicos.
Ficou curioso e quer saber quais são as 9 áreas do marketing e como trabalhar nelas? Então, este artigo é para você! Nele, abordaremos:
- O que é marketing?
- Como está o mercado de marketing?
- Quais são as áreas do Marketing?
- Como trabalhar nessas áreas?
- Qual é a importância da especialização?
O QUE É O MARKETING?
Também abrange os esforços de comunicação da marca com o público-alvo do negócio. Para trabalhar na área, é preciso desenvolver algumas habilidades, principalmente porque o marketing segue as tendências de mercado e está diretamente ligado à transformação digital e adoção de novas tecnologias.
O marketing é aliado a estratégias, que constam de um conjunto de ações práticas que são capazes de alcançar os objetivos atrelados à marca como, por exemplo, torná-la mais conhecida, elevar o número de vendas ou formar uma imagem mais positiva da empresa.
Como está o mercado de marketing?
Nesse cenário, para atuar na área, é preciso:
- ter boa comunicação oral e escrita;
- ter bom conhecimento do mercado digital;
- saber trabalhar em equipe;
- ter pensamento analítico;
- ser criativo;
- dominar os principais conhecimentos de marketing digital — como e-mail marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, entre outros;
- ter capacidade de se adaptar com facilidade;
- gostar de trabalhar com métricas.
Além disso, o marketing digital ganhou espaço, tornando o dia a dia do profissional da área bastante desafiador e altamente dinâmico.
Quais são as áreas do Marketing?
1. INBOUD MARKETING
O inbound marketing é uma estratégia de marketing que tem sido cada vez mais utilizada pelas marcas. Um estudo da Hubspot revela que 75% das empresas que aplicam o inbound marketing em suas ações acreditam na eficiência da técnica. Essa é uma estratégia de marketing baseada na atração e conversão de clientes interessados no que a empresa tem a oferecer.
De modo geral, as estratégias de inbound marketing utilizam a troca dos dados pessoais do consumidor. Funciona assim: para que a pessoa tenha acesso a um conteúdo de valor, como um e-book ou teste grátis, ela deve fornecer os seus dados de contato. A partir disso, se torna um lead (cliente em potencial), que será trabalhado juntamente com as estratégias advindas do marketing de conteúdo, até estar pronta para ser abordada pela equipe de vendas.
2. ESTRATÉGIA DE SEO
A estratégia de SEO utiliza os mecanismos de busca para responder às dúvidas dos leads e ajudá-los na resolução dos seus anseios e problemas. Assim, trata-se de uma área do marketing digital que faz o planejamento estratégico dos conteúdos.
Com isso, os conteúdos devem ser otimizados de forma a serem reconhecidos pelos mecanismos de busca. Ainda é possível se posicionar nas primeiras posições dos buscadores, o que gera mais tráfego para o site da empresa, gerando também mais leads.
3.MÍDIAS SOCIAIS
As mídias sociais focam exatamente nas redes sociais e é uma das áreas do marketing mais promissoras na atualidade. Os esforços nessa área buscam fortalecer as estratégias das diversas áreas do marketing digital.
Os profissionais que atuam nessa área fazem a criação de ações voltadas para esse meio. Além disso, realizam o monitoramento desses canais de comunicação com a marca, sempre focados no público-alvo do negócio.
4.TRÁFEGO PAGO
Grande parte das estratégias de marketing focadas no ambiente digital têm como foco o tráfego orgânico, mas o tráfego pago também é uma área de suma importância para o sucesso das ações de marketing. O tráfego pago é capaz de gerar resultados mais rápidos para as marcas e pode ser um forte aliado para incentivar a interação orgânica.
Grande parte dos impulsionamentos de publicações acontece por meio do Google Ads. Aqui, também entram outras ferramentas e plataformas que oferecem mídia paga, postagens patrocinadas, entre outros. Para otimizar os resultados, é importante monitorá-los, a fim de corrigir estratégias. Assim, é possível criar métricas para avaliar o desempenho das campanhas, tornando-as mais eficientes.
5.NEOROMARKETING
O Neuromarketing une marketing com a ciência para estudar o comportamento do consumidor. Também usa conhecimentos relacionados à psicologia, sociologia e áreas correlatas para entender o comportamento das pessoas frente às suas necessidades e ofertas de mercado.
Assim, o neuromarketing é o responsável por analisar como o cérebro humano se comporta na tomada de decisão para a compra.
6.GESTOR DE E-COMMERCE
Para manter a operação funcionando e atrair um número cada vez maior de clientes, as empresas que vendem nos canais online contam com a ajuda de profissionais de marketing — especialistas na gestão de lojas online e relacionamento com clientes nessas mídias.
7.PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
A produção de conteúdo é uma forte aliada das estratégias de marketing. Ao disponibilizar publicações que ajudem a persona do negócio a resolver seus problemas, é possível educá-la para compreender que ela precisa de determinado produto ou serviço. Dessa forma, fica mais fácil fazer com que o lead entre no funil de vendas, até que esteja pronto para ser abordado pela equipe comercial.
O profissional dessa área deve dominar as técnicas de SEO para que as publicações alcancem o topo da página de resultados dos buscadores, em especial, o Google. A produção de conteúdo compreende a disponibilização de artigos, e-books, infográficos, podcasts, vídeos, e diversos outros formatos.
8.MARKETING DE RELACIONAMENTO
Ele busca identificar as necessidades dos consumidores da marca e criar laços com eles, apurando informações capazes de proporcionar ao público-alvo da empresa boas experiências. Assim, mais do que um bom atendimento, o relacionamento com o cliente busca desenvolver verdadeiros fãs para a marca.
9.ENDOMARKETING
Conquistar a colaboração dos funcionários da empresa é fundamental para que as estratégias de marketing sejam bem-sucedidas. Afinal, de nada adianta investir em uma imagem organizacional, se quando o cliente chegar na empresa, essa não refletir a realidade, não é mesmo?
É por isso que o endomarketing, ou seja, o marketing voltado para dentro da empresa, é tão importante Ele busca engajar os colaboradores, favorecendo que eles se sintam mais satisfeitos com a organização. Dessa forma, eles podem trabalhar mais motivados e integrados com as ações da companhia.
Ao promover melhores condições de trabalho, as estratégias de endomarketing também envolvem a valorização dos colaboradores, o que contribui para o aumento da produtividade.
Como trabalhar nessas áreas?
INVISTA EM SUA FORMAÇÃO
Para trabalhar nas áreas de marketing, é recomendado que o profissional tenha uma formação nas seguintes áreas:
- administração;
- apublicidade e propaganda;
- acomunicação social;
- atecnólogo em marketing.
Dessa forma, é possível ter uma base teórica para orientar os trabalhos de maneira mais consistente. No entanto, profissionais de outras áreas de formação também têm aderido ao trabalho da área de marketing, em especial aos ligados à Tecnologia da Informação (TI). Isso acontece porque a demanda por profissionais que dominam as ferramentas digitais tem aumentado bastante.
CONHEÇA AS TENDÊNCIAS DA ÁREA
As áreas do marketing sofrem influência direta das transformações sociais, económicas, tecnológicas e também do comportamento do consumidor. Com a transformação digital, todos esses fatores mudam de forma rápida, o que impacta de forma direta nos trabalhos do profissional da área.
É por essa e outras razões que o profissional de marketing deve estar atento às notícias mundiais, estudar as dinâmicas sociais, as novas técnicas de marketing digital e também estar atualizado quanto ao uso de ferramentas. Logo, fica evidente que, se você quiser ter sucesso nessa área, precisa estar constantemente em busca de conhecimento.
TRABALHE EM UMA AGÊNCIA
Para trabalhar na área do marketing, você pode começar atuando em uma agência de publicidade para adquirir experiência, e depois ir conquistando os seus próprios clientes. Com o marketing digital, por exemplo, você pode começar como freelancer e trabalhar de onde quiser, fazendo os seus próprios horários.
A atenção aqui fica por conta do atendimento e atenção aos prazos de entrega. Para trabalhar de forma independente você terá que ter um perfil profissional organizado, para atender a todos com qualidade e dentro do timing das campanhas.
Se você pretende construir uma carreira executiva, é possível trabalhar em grandes empresas como auxiliar, analista e gestor de marketing. Para isso, deverá ter uma sólida experiência no mercado, além de dominar os assuntos pertinentes a cada área, e ter uma conduta adequada para as funções.
Qual é a importância da especialização?
Nesse sentido, além de uma pós-graduação na área de marketing, também é importante estar atento aos eventos do setor, que sempre trazem novas tendências e fomentam o networking, muito importante quando o assunto é marketing. Aposte também em cursos de curta duração para atualizar o seu conhecimento.
Como vimos ao longo desta leitura, as áreas do marketing atuam de forma integrada, com o objetivo de criar um nome forte no mercado. Além disso, também representam oportunidades para os profissionais que desejam atuar na área.