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1. Tenha um site veloz

Um site veloz é um pré-requisito básico para ter uma loja virtual de sucesso, mas que muitas pessoas negligenciam.

O site é a apresentação da sua loja e o contato mais importante que você terá com o seu cliente. Isso porque é geralmente nesta página que as compras serão feitas ou que o consumidor vai poder olhar as fotos e descrição dos produtos.

Por isso, é importante que ele sinta que aquele é um ambiente seguro, eficiente e que os produtos são de qualidade! Veja, então, alguns aspectos essenciais que um site precisa ter:

  • Deve ser responsivo, isto é, adaptável a qualquer formato de tela (smartphone, desktop, tablets, etc);
  • Todos os produtos precisam ter foto, descrição e preço;
  • As informações devem ser claras.

Nesse sentido, contar com uma plataforma de e-commerce pode ser um diferencial. A Fénix Digital, oferece todos esses benefícios, além de ter uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

2. Organize os produtos

A organização de produtos permite encontrar cada tipo de mercadoria muito mais rápido. Assim como os corredores dos supermercados são sinalizados e marcados por tipo de produtos, o e-commerce conta com as categorias e as tags para fazer esse trabalho.

Ofereça também algumas opções de organização da lista de produtos de acordo com a preferência de quem está no seu site — pode ser por preço, mais vendidos ou melhor avaliação dos clientes.

3. descreva os produtos

Para o consumidor mais detalhista, esse fator conta muito, já ele quer saber cada detalhe do produto para avaliar se a compra vale a pena.

Fale tudo que puder sobre o item, desde cor até o tipo de material. Lembre-se também de listar os itens que vão naquele produto.

Por exemplo, no caso da venda de molduras, avise que a moldura não acompanha uma imagem ou que ela vai com parafusos e buchas para instalação na parede.

4. Tire boas fotos

Trabalhe sempre com fotos de qualidade, com boa iluminação e mostrando todos os ângulos do produto.

Lembre-se de inserir uma imagem falando das proporções do item, para que o seu cliente possa visualizar o tamanho correto do produto. No caso de lojas de roupas, existe a opção de oferecer um provador virtual, uma ferramenta de inteligência artificial que encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor

5. Divulgue os produtos nas redes sociais

As boas fotos são importantes também para a divulgação nas redes sociais. É por meio delas que você terá projeção para os seus produtos e, assim, irá atrair clientes.

Para ter sucesso e aumentar o seu público, você precisa investir em estratégias com diferenciais que vão destacar a sua marca.

Para isso, crie uma identidade visual própria e trabalhe com vídeos criativos. Outra estratégia interessante é o live commerce, em que os empreendedores fazem vídeos ao vivo nas redes sociais e mostram produtos à venda.

6. Adote uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta com os consumidores. Depois de cada venda, você terá um novo e-mail no seu banco de dados e, possivelmente, um potencial cliente no futuro.

Busque enviar divulgações interessantes com lançamentos, descontos ou produtos que voltaram para o estoque.

7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados

Para além do envio de e-mail marketing, você também precisa ter uma estratégia de contato para pessoas que abandonaram os carrinhos com algum item.

O abandono de carrinho acontece quando alguém vai até a loja, seleciona algum produto para o carrinho e sai sem finalizar a compra.

Diversos fatores levam alguém a fazer isso e não é possível saber exatamente o motivo. Contudo, alguns casos podem ser apenas fruto de esquecimento ou uma desistência momentânea.

A ação de relembrar as pessoas que aquele item ainda está lá pode ajudar a resgatar uma venda que estava praticamente perdida.

Você não precisa nem gastar tempo semanalmente para fazer isso. Algumas plataformas já permitem que seja realizado um contato automático, enviando um e-mail padrão alguns dias depois do abandono do carrinho.

8. Faça promoções

Uma promoção pode ser a maneira pela qual um cliente conhece a sua marca e, futuramente, possa voltar para comprar novamente ou indicar o produto para alguém.

Em muitos casos, as pessoas não estão dispostas a pagar um valor por não considerarem algo tão útil assim mas, com os descontos, podem usar e gostar do produto, aceitando pagar o valor cheio futuramente.

9. Trabalhe com várias formas de pagamento

Há alguns anos, era comum desistir de uma compra porque a loja só aceitava cartão de crédito, uma vez que esse era um método de pagamento que não fazia parte da realidade de boa parte da população. Além disso, para os negócios, era difícil oferecer outras formas de pagamento que funcionassem tão bem como o cartão.

Esse período já foi completamente superado e hoje as pessoas esperam poder pagar da forma que quiserem

Para evitar perder vendas por uma questão tão pequena, procure plataformas que permitam oferecer o máximo de opções.

 

10. Ofereça vários metodos de entrega

O frete é um dos custos que mais influencia no fechamento de uma compra. Assim como as opções de pagamento, atualmente já existem uma série de possibilidades para o frete.

Algumas plataformas ou gateways de frete permitem verificar a cotação da entrega em diferentes locais ao mesmo tempo. Com esse serviço, você permite que o seu cliente opte pelo método que funciona melhor para ele.

11. Personalize o Pacote do produto

Todo mundo adora surpresas. Por isso, no processo de embalagem dos seus produtos para a entrega, procure criar uma experiência interessante para quem receber aquele item. Não precisa ser nada muito caro, já que não é interessante gastar demais com essa questão.

No entanto, alguns detalhes simples podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, para peças de roupa, colocá-las embrulhadas em um papel seda que é barato, protege a roupa e garante uma experiência parecida com o ato de desembrulhar um presente.

Você também pode colocar algum brinde, como um adesivo bonito ou uma amostra grátis de outro produto que você venda. O importante é entregar uma coisa simples, mas com um valor, garantindo que, ao receber o produto, ele vai extrapolar as expectativas de quem está recebendo.

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