A área de marketing é bastante dinâmica e altamente influenciada por fatores econômicos, sociais e tecnológicos.
Além disso, com a transformação digital vivenciada nos últimos anos, o marketing digital abriu uma série de novos cargos na área, dando a oportunidade para novos talentos ingressarem no mercado. Atualmente, o marketing tem as novas tecnologias da comunicação incorporada no seu dia a dia, tornando o estudo e o trabalho dos profissionais bastante dinâmicos.
Ficou curioso e quer saber quais são as 9 áreas do marketing e como trabalhar nelas? Então, este artigo é para você! Nele, abordaremos:
- O que é marketing?
- Como está o mercado de marketing?
- Quais são as áreas do Marketing?
- Como trabalhar nessas áreas?
- Qual é a importância da especialização?
Uma forma de se aproximar do seu consumidor para entender melhor seu perfil é analisando seus problemas, dúvidas e anseios. Dessa forma, você poderá abordá-lo exatamente no cerne da questão, mostrando como seus produtos ou serviços são a melhor opção para a sua necessidade.
Nesse sentido, através de uma análise da segmentação de mercado pela qual a sua empresa está voltada, você poderá definir o seu público-alvo e o seu planejamento estratégico de maneira muito mais assertiva.
Nesse contexto, a construção de uma Buyer Persona é fundamental para conhecer a fundo o público-alvo da sua empresa. Não sabe por onde começar?
Continue a leitura que mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
Persona vs Público-alvo
Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais de seu cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos, educando-o até que ele esteja pronto para adquirir os seus produtos.
Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados.
Por que definir um público-alvo?
Vamos a um exemplo prático: Imagine que uma empresa de produtos e serviços personalizados para pets irá lançar uma campanha de divulgação de um novo serviço estético. Qualquer pessoa que tenha um animal de estimação é público da marca, certo? Errado!
É só pensar na própria relação humano-animal: apesar da tendência de enxergar os pets como filhos estar crescendo, não é todo dono de pet que consegue se relacionar desta maneira, certo? Logo, será que faz sentido impactar todo dono com o anúncio da marca?
Só com essa informação é possível observar que não dá para colocar todos os donos de pets em um mesmo bolo para ofertar o serviço. Mas, podemos ir ainda mais longe e buscar responder essas questões:
- Que tipos de produtos/serviços os donos compram e com qual frequência?
- O quanto eles gastam com seus pets por mês ou ano?
- Em que loja ou e-commerce estão acostumados a comprar?
- Quanto eles estariam dispostos a pagar pelo serviço que quero ofertar?
- O que eles esperam de um novo serviço para os seus pets?
- Que fatores influenciam positivamente e negativamente na decisão de compra?
Essas perguntas servem para filtrar e encontrar o perfil do público-alvo correto para a sua empresa.
É por isso que grandes marcas fazem uma boa pesquisa de mercado, assim, além de checarem a aceitação de determinado grupo sobre o lançamento de produtos e serviços, a pesquisa ajuda a detalhar melhor os aspectos do público-alvo – mas fique tranquilo, neste artigo ensinamos como você pode definir seu público-alvo.
Vantagens de definir o público-alvo
Nós já demos alguns spoilers dos benefícios em mapear seu público, mas para não restar dúvidas, confira algumas outras vantagens:
Qual é a importância da especialização?
Nesse sentido, além de uma pós-graduação na área de marketing, também é importante estar atento aos eventos do setor, que sempre trazem novas tendências e fomentam o networking, muito importante quando o assunto é marketing. Aposte também em cursos de curta duração para atualizar o seu conhecimento.
Como vimos ao longo desta leitura, as áreas do marketing atuam de forma integrada, com o objetivo de criar um nome forte no mercado. Além disso, também representam oportunidades para os profissionais que desejam atuar na área.